Prof. Drª. Erika Zimmermann
Faculdade de Educação Universidade de Brasília
Departamento de Métodos e Técnicas - MTC
“Saibam que escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida e não um dom que poucas pessoas têm. Mas, saibam que escrever não é um fenômeno espontâneo. Escrever é um ato que exige empenho e trabalho. Como já disse acima, escrever é uma prática que se articula com a prática da leitura. Quanto mais lemos, melhor escrevemos.
Vocês têm que se convencer que escrever é necessário. O texto só tem sentido dentro de uma prática social. Assim, o que mobiliza alguém a escrever é a motivação. Motivação, neste caso, nada mais é do que a razão que se tem para escrever. Essas razões variam desde relatar experiências, escrever cartas (como esta), relatórios, narrar uma aventura, ou apenas escrever bem para ser aprovado em uma disciplina.
No caso de vocês já está estabelecida a necessidade de escrever: (...) [textos diversos, resumos, pesquisas, resenhas, projetos etc. ]. Eu sei que vocês têm procedimentos diferentes. Mas, olhe alguns desses procedimentos que escrevo abaixo e veja em qual você se enquadra ou até pode ser que você acabe percebendo uma nova maneira de proceder:
Fazer anotações soltas, independentes;
Fazer uma lista de palavras chave;
Anotar tudo que vem à mente, desordenadamente, para depois cortar e ordenar;
Elaborar um resumo rápido para depois acrescentar detalhes, exemplos e idéias secundárias;
Construir um primeiro parágrafo para desbloquear e depois ir desenvolvendo as idéias ali expostas;
Escrever a idéia principal e as secundárias em frases isoladas para depois interligá-las;
Organizar mentalmente os grandes blocos do texto e reestruturá-lo várias vezes.
Caso você utilize mais de um procedimento para iniciar seu texto, ou tenha um procedimento diferente dos enumerados acima, não se preocupe. O importante é começar a ter mais consciência de suas próprias estratégias, conhecê-las, dominá-las.
A primeira versão do texto é insatisfatória. Não tem problema, releiam com olhos, não mais de autor, mas de leitor. Tente compreender se seu leitor entenderia. Pense nos pontos obscuros, confusos, ambíguos que merecem reestruturação.
Para que vocês fiquem satisfeitos com o próprio texto de vocês um trabalho de ajuste é imprescindível. Neste momento você deve:
enfatizar as idéias principais;
reordenar as informações;
substituir idéias inadequadas;
eliminar idéias desnecessárias;
alcançar maior exatidão para as idéias;
acrescentar exemplos, conceitos, citações, argumentos;
eliminar incoerências;
estabelecer hierarquia entre as idéias;
criar vínculos entre uma idéia e outra.
Para isso é necessário:
acrescentar palavras ou frases;
eliminar palavras ou frases;
substituir palavras ou frases;
transformar períodos unindo-os por meio de conectivos ou separando-os por meio de pontuação;
acrescentar transições entre os parágrafos
mudar elementos de lugar, reagrupando-os de forma diferente;
corrigir problemas gramaticais.
Depois de algumas tentativas e rascunhos considerem o texto pronto. Mas é preciso uma última leitura para rastrear problemas em relação a norma culta (ortografia, pontuação, acentuação, concordância e regência).
(...)
Finalmente, vocês devem saber que escritores famosos submetem seus originais à leitura prévia de amigos. Pois então, antes de me entregarem os textos, peçam que alguém leia o trabalho de vocês criticamente.”
Texto dado pelo Prof. Marco Antonio - História
Achamos o texto muito bom ,pois nos ensina a estudarmos
ResponderExcluire guardarmos o que aprendemos.
Luiz e Rayane
7ª A
Achei o texto muito interessante para o aprendizado
dos alunos que ensina pensar e expressar-se.
Lucas
O objetivo de estudar é aprender. Na escola, a aprendizagem consiste em três coisas:
Conhecer fatos e idéias novas (não apenas escutar ou decorar novos fatos ou idéias, mas entender o sentido delas, organizá-las na mente).
...Pensar positivo é
Integrar as novas idéias com as idéias que você já tinha para pensar sobre um assunto e compreendê-lo melhor.
O texto e muito interessante para nós aprendermos e termos uma boa educação porque isso vai ajudar a gente no futuro e esse texto não e s para a seta série , é para todas. O mais importante é que esse texto ajuda- nos melhorar mais nos estudos.
Ana Cecilia e Lucas Moreira
O TEXTO É BEM INTERESANTE
FALA SOBRE o modo de estudo que
é bem interessante
CESAR E ADAILTON
O assunto do texto foi muito interessante... E este texto ensina que a gente tem que prestar atenção na leitura e na escrita...
Aline e Rafaela
O texto é muito interessante. Tem muitas opções e modos para estudar tanto na 6ª como nas outras series.
ResponderExcluirIvã e Luciano 6ªA
O objetivo de estudar é aprender. Na escola, a aprendizagem consiste em três coisas:
ResponderExcluirConhecer fatos e idéias novas (não apenas escutar ou decorar novos fatos ou idéias, mas entender o sentido delas, organizá-las na mente).
Shayanne Santos Cotrim Coelho
Pra mim o texto é muito interessante , ele da muitas dicas de estudos.
ResponderExcluirFala um pouco da leitura rápida , fala da importância da leitura.
Uma pessoa escreve uma coisa muito interessante, você pega aquele papel lê e relê , e por mais dificil que seja
Você leu tanto que passa aquela idéia no papel.
Maria Eduarda - 7B
Eu achei interessante o que está escrito no texto.
ResponderExcluirNão só interessante mas importante para nosso futuro e para nossa aprendizagem.
Yuri - 7B
O estudo do texto é uma lição como qualquer outra só que nos ensina de outra forma.
ResponderExcluirEle quer propor para nós um ensinamento que ajuda a se expressar-se, ajuda a pensar.
Esse texto quer propor também que nós tenhamos hábito para estudar porque na nossa
idade nós só queremos saber da bagunça na sala de aula e minha sala é uma que está nesse meio, o texto quer fazer nós aprendermos á ler nos tempos certos, e isso ajuda bastante mesmo.
Rafaela Oliveira - 7B
O texto fala como a pessoa pode saber como organizar sua mente.
ResponderExcluirÉ como organizar sua própria idéia e também falar sua própria idéia.
É bom que você expresse sua idéia e comunique às outras pessoas .
você tem que ler bem devagar para quem estar escultando prestar muita atenção e que entenda.
Amanda silva - 7B
O texto me ajudou a entender como o estudo nos interessa e nos ensina.
ResponderExcluirComo é a nossa leitura e a nossa escrita.
Lucas e Marcelo - 7D
Eu achei o texto muito interessante porque nos ensina a compreender os textos que a gente lê e também nos ensina a estudar melhor.
ResponderExcluirJéssica Ferreira - 7D
A gente acha que é interessante e que é meio chato, mas tem que ler para aprender muito mais.
ResponderExcluirThalita e Ingrid - 7ªD
Eu gostei muito do texto porque nele eu aprendi como é a técnica para estudar.
ResponderExcluirMichelle Rafael do Nascimento - 7D
Eu gostei muito do texto, achei também muito interessante e muito legal, ele fala do estudo.
ResponderExcluirTeiji e Jonathan
Eu achei o texto bem chato e ao mesmo tempo interessante
ResponderExcluirChato porque eu não gosto de ler e interessante porque
tem muitas coisas pra ensinar.
Diego e Luciana
Eu achei que esse texto vai servir muito para eu e outros alunos do Celso leite e de outras escolas possam usar. Quem não leu o texto leiam
ResponderExcluirQue é muito bom .
Rafael Szczepkowski 7C
Eu achei esse texto interessante porque ele fala sobre o hábito de estudo.
ResponderExcluirO grande objetivo de estudar é aprender e organizar o conhecimento na sua cabeça.
Michael de S.D.Lima - 7C
Eu achei o texto habito de estudo muito diferente dos textos que eu estou acostumada a ler e a parte que eu mais gostei foi a parte que fala que nós temos que conhecer fatos e idéias novas e o texto nos até da algumas idéias.
ResponderExcluirAnota idéias que escutou ou leu, comparar
as nossas idéias e comparar com as idéias de outras pessoas e etc.
Tem uma coisa que eu concordo plenamente
Que a leitura é ótima para ajudar a estudar porque a maioria das coisas que eu sei eu aprendi lendo.
LEIDIANE FERNANDES - 7ªC
Comentários sobre o texto
ResponderExcluirAcho muito interessante as dicas de como ler e o significado de estudar.
E aprender a ler rápido é prestar muita a atenção ao que você lê.
Pois posso aumentar a facilidade de estudar.
Marco Antonio - 6B